Voltar ao site

6 dicas de decoração de bolos para confeiteiros iniciantes

Então você está pensando em decorar um bolo. Talvez você já tenha feito isso antes, talvez não tenha feito. Mas de qualquer forma, você não é especialista. Parece certo? Legal! Você veio ao lugar certo. Montamos este guia simples que foca em seis dicas específicas para decorar um bolo para o padeiro iniciante.

Como este é um guia para iniciantes, nem nos preocuparemos em discutir a cobertura de fondant, pois está além do escopo de um decorador de bolos iniciante, e em vez disso, focamos no creme de manteiga.

Nota: Estas técnicas gerais são as mesmas para outras coberturas chicoteadas também.

Ferramentas que você vai precisar:

Mesa giratória do bolo: Não é absolutamente essencial, mas tornará sua tarefa significativamente mais fácil.

Bolo serrilhado ou faca de pão: Para nivelar e dividir camadas.

Faca de paleta offset: Para aplicar cobertura sem arrastar os dedos através dele.

Saco de confeiteira com dicas: Você pode usar sacos ziploc, mas isso não funciona tão bem.

Bolo mais suave/raspador: Para suavizar a cobertura e fazer marcas e padrões decorativos.

Congele seus bolos

A primeira coisa é, já que fazer e decorar um bolo pode ser um pouco de trabalho, não é uma má ideia dividir o trabalho em etapas. Por exemplo, assá-lo em uma segunda-feira e congelá-lo, em seguida, tirá-lo e decorá-lo na sexta-feira.

Assar bolos com antecedência e congelá-los também facilita a cobertura deles. Bolos congelados não desmoronam tanto quando você os congela, e torna muito mais fácil aplicar seu casaco de migalhas (veja abaixo).

Da mesma forma, nivelar seus bolos é mais fácil com bolos congelados. Os bolos ficarão frescos no congelador por até uma semana. Na verdade, você também pode fazer creme de manteiga com antecedência e armazená-lo na geladeira, em um recipiente hermético, por até uma semana.

Use um toca-discos de bolo

Um toca-discos de bolo é literalmente uma bandeja giratória que você usa para girar o bolo enquanto nivela e congela. Virar o bolo ao invés de ter que andar todo o bolo torna todo o processo muito mais fácil.

Dividir (também chamado de torting) seus bolos é mais uma tarefa intermediária, o que você faria se estivesse aplicando o enchimento dentro das camadas. Mas quando estiver pronto para isso, usará seu toca-discos para isso também.

Nivelar seus bolos

Nivelar seus bolos é importante porque os topos das camadas precisam ser completamente planos, caso contrário, eles podem inclinar ou oscilar quando você empilhá-los. É aqui que entra sua faca serrilhada. Há facas de bolo serrilhadas, que funcionam bem, mas qualquer faca de pão serrilhada funcionará. Apenas certifique-se de que a lâmina da sua faca é maior do que o diâmetro do seu bolo.

O objetivo é ver qualquer cúpula no bolo para que seja perfeitamente plana. Inicie a lâmina na borda e mantenha-a nivelada enquanto gira o bolo na mesa giratória, usando um movimento de serragem em vez de tentar empurrar a lâmina através do bolo. Não se preocupe com as partes inferiores — estas já devem ser planas do fundo das panelas de bolo.

Na verdade, você pode virar seus bolos para que os fundos voltados para cima. Mas ainda os nivele para que as partes inferiores não vacilem. E não se esqueça de comer esses enfeites.

Aplique um casaco de migalhas

O próximo passo é congelar o bolo, que começa com a aplicação de um casaco de migalhas. Um casaco de migalhas é uma camada inicial, leve de cobertura que sela e suspende migalhas, de modo que quando você for aplicar o casaco final, você não verá migalhas no glacê.

Se você estiver fazendo um bolo de camada, posicione a camada inferior do seu toca-discos, espalhe uma camada de cobertura para a camada inferior e coloque a camada superior em cima (lado inferior para cima).

Agora aplique o casaco de migalhas no bolo inteiro, depois esfrie o bolo por 15 a 30 minutos. Isso permite que o casaco de migalhas esteja totalmente definido antes de aplicar a camada final de cobertura.

Aplicando o glacê

Coloque as camadas montadas no toca-discos e aplique um monte de cobertura na parte superior, espalhando-a com sua faca de paleta enquanto você gira o bolo. Faça os lados em seguida. É melhor trabalhar rápido para que tudo fique frio. Mas quando você ainda está aprendendo, isso pode não ser possível. Então pode ajudar a fazer uma pausa entre fazer o topo e os lados, devolver o bolo para a geladeira enquanto isso.

Um bolo mais suave (ou raspador de bolo ou pente de decoração) é um pedaço plano de metal com uma borda plana e uma borda serrilhada. Ele produzirá um acabamento mais nítido do que uma faca de paleta (embora uma faca de paleta faça um bom trabalho). Para usar uma borda mais suave, execute a borda ao longo das laterais do bolo enquanto gira-a na direção oposta.

Praticar tubulação

Fazer flores decorativas e outras formas usando um saco de tubulação com várias dicas é algo que requer prática. E o mesmo vale para escrever com gelo real. Claro, não há substituto para a experiência real de decoração de bolo, mas uma ótima maneira de praticar é em uma folha de papel de cera em vez do bolo em si.

Pequenas flores individuais às vezes podem ser transferidas do papel de cera para o bolo, embora isso não funcione com afiação ou escrita. Ainda assim, é uma boa maneira de praticar até pegar o jeito do confeiteiro perfeito.